quarta-feira, fevereiro 15, 2012




Sabemos que atualmente os cursos técnicos estão valorizando muito a mão de obra, algumas vezes até mais que cursos de graduação, onde há mais ofertas que demandas.



O SENAI, alinhando-se com a Agenda 21 do COMPERJ, abriu um enorme leque de cursos gratuitos(!) que vai beneficiar centenas de jovens.

Abaixo está a lista de habilitações e as regiões onde há estes cursos a partir do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem o objetivo de ampliar e tornar mais fácil o acesso à educação profissional. Confira os cursos oferecidos:

• Administração (Jacarepaguá e Nova Friburgo);
• Alimentos (Vassouras);
• Automação Industrial (Benfica, Duque de Caxias, Itaguaí, Jacarepaguá, Macaé, Niterói e Volta Redonda);
• Comunicação Visual (Maracanã);
• Design de Móveis (Petrópolis);
• Edificações (Tijuca);
• Eletrônica (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá e Nova Iguaçu);
• Eletrotécnica (Campos, Jacarepaguá, Petrópolis, Macaé, Niterói, Santa Cruz e Volta Redonda);
• Informática (Maracanã);
• Logística (Macaé e Niterói);
• Manutenção Automotiva (Resende e Tijuca);
• Mecânica (Barra Mansa, Campos, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Santa Cruz e Volta Redonda);
• Multimídia (Maracanã);
• Petróleo e Gás (Benfica, Campos e Macaé);
• Refrigeração e Climatização (Jacarepaguá);
• Segurança do Trabalho (Barra Mansa, Duque de Caxias e Maracanã);
• Solda (Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Santa Cruz e Volta Redonda).

Pergunta: Não dá para Rio Bonito ser inserido neste programa? Em 2007, início das obras do COMPERJ, o SENAI já havia oferecido 3000 vagas em cursos variados, nesta época incluindo nossa cidade, onde havia o Curso Técnico de Mecânica do Colégio Municipal de Ensino Médio Dr. Márcio Duílio Pinto (CMEMMDP). Embora a informação que eu tenho é que o curso ainda existe, por que ele não é citado?

Outro programa, chamado PROMINP, é aliado do Ministério do Trabalho e Emprego, e tem promulgado cursos junto ao do Projeto Centro de Integração do Comperj, que tem como objetivo qualificar a mão de obra da região de influência.

Pois bem, ocorreu o 3º ciclo de cursos, que disponibilizou 2.660 vagas para a categoria de construção civil. Até o final de 2011, haviam sido qualificados cerca de 2.660 vagas para a categoria de construção civil. Até o momento já foram qualificados cerca de 450 profissionais. Além do curso para pedreiro, também foram oferecidas vagas para carpinteiro, pintor, eletricista e encanador predial, distribuídos nos municípios de Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

Meu questionamento é se os habitantes de Rio Bonito ficaram sabendo e aproveitaram realmente estes cursos. Soube apenas de um rapaz chamado Alan Costa, de 24 anos, morador do Centro de Rio Bonito, que depois de fazer um dos cursos do Prominp conseguiu colocação no mercado de trabalho.

Soube ainda que em julho de 2011, o Comperj em parceria com o Sebrae-RJ, iria implantar em Rio Bonito e nos municípios vizinhos, um projeto de consciência empreendedora. O projeto piloto, inicialmente desenvolvido no Centro de Integração de São Gonçalo, prevê aulas de empreendedorismo para desenvolver, nos alunos que já fizeram cursos pelo Comperj, a vontade de serem donos de seus próprios negócios. Alguem sabe como anda este setor de aprendizado?

E frente a estes numerosos cursos do SENAI, será que não há possibilidade de captá-los para nossa cidade, finalmente preparando adequadamente a nossa mão de obra, de modo que o Comperj consiga realmente absorver as “minhocas da terra”, sem chamar muita gente de fora, o que poderá gerar futuramente conflitos e super-população?





Alex Hudson

Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)