sexta-feira, março 23, 2012



Encontrei uma interessantíssima biografia de um filho  da nossa terra, uma pessoa inconformada com os erros  e desigualdades sociais.

            Inicialmente estudou em Niterói, em colégio de jesuítas, e desde muito novo, com forte personalidade, decepcionou-se com as convenções religiosas e cedo tornou-se ateu.

            Jovem idealista, em  meio a um mundo conturbado políticamente, no início dedicou-se ao anarquismo, e ingenuamente, ao conhecer o comunismo, achou que poderia adequá-lo aos seus ideais igualitários.

            Encantado com o mundo intelectual das primeiras décadas de 1900, dizem que com cerca de 16 anos, ao saber do próximo desencarne do grande escritor Machado de Assis, adentrou-lhe a residencia, no Catete, e chegando ao leito  beijou-lhe as mãos , retirando-se em seguida.

            Muitos jovens brasileiros encantaram-se por muitos anos  com um comunismo romântico. Ignoravam o que aconteceria nos anos de ferro e chumbo, após a revolução bolchevista e os horrores stalinistas.

            Mesmo com o assassinato em massa de toda uma classe operária pelo  comunismo chinês, muitos continuaram sonhando os ideais inatingíveis de Karl Max.

            Transversalmente aos acontecimentos mundiais, acontecia no Brasil a Revolta da Chibata, contra os maus tratos aos marinheiros e  a Revoluão tenentista.

            O menino  riobonitense sonhador  transformou-se em comunista de fato,  participante  da direção do nascente PCB (Partido Comunista Brasileiro). Mas os meandros da política podem ser enganosos e sorrateiros, e interesses outros destitutiram-no de seu posto, quando verificou que seu sonho de liberdade e igualdade batia de frente com um comunismo que optou pelo sectarismo e autoritarismo.Lenin havia morrido e só restou o algoz Stalin.

            Afastado e decepcionado com a política, mas ainda acreditando no resgate da classe operária, continuou escrevendo por condições melhores de trabalho para todos.

            Voltou á política,já com mais de setenta anos, aderindo ao grupo de Prestes, acabando por ser novamente preso, o que lhe debilitou ainda mais a saúde.

            Como pano de fundo desta vida intensa de atividade e luta pelo que acreditava poder ser um mundo melhor, durante mais de quarenta anos o acompanhou sua companheira, Ignez Dias, que o apoiou incondicionalmente até o fim.

            Não há neste texto qualquer campanha partidária ou opção política. Apenas lhes mostro um cidadão de nossa cidade que lutou, viveu, acreditou em algo e fêz valer a sua vida no que foi seu ideal. Os tempos são outros, e a visibilidade sócio-político-econõmica do mundo está toda voltada para o capitalismo, que com todas as suas mazelas tem se mostrado o melhor caminho para o progresso, e não por causa das ideologias político-filosóficas e sim pelo arraigado egoismo e cobiça de alguns seres humanos, não avançou ainda mais.

            Mas tambem eu sou filho desta terra, e tambem eu acredito em dias melhores, só não me satisfaz é o marasmo, a inércia de pensamentos, a desfaçatez ideológica. Acredito no pensamento plural e estou muito longe das antigas lutas campesinas sectárias e ignorantes, mas vejo uma era global, de intenso intercâmbio de tecnologias que podem, e devem ser utizadas  no percurso da Paz e sobrevivencia deste planeta que é nossa morada.


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

           

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)