terça-feira, junho 26, 2012

RIO - A concessionária Autopista Fluminense recebeu sinal verde do Ibama para duplicar o trecho de 170 quilômetros da BR-101 Norte, entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu. Com a liberação da licença prévia (LP), conforme informou a colunista Flávia Oliveira, na coluna Negócios & Cia no GLOBO, ficam faltando apenas 30 quilômetros, entre Casimiro e Macaé, para que toda a BR-101 Norte possa ser duplicada. O projeto para essse trajeto, que corta a Reserva Biológica União, está em análise no Ibama.

O trecho licenciado é apontado como o mais complexo porque margeia a Reserva Biológica de Poço das Antas. O Ibama entendeu que não haverá prejuízo ambiental porque já existe um recuo, que é a faixa de domínio da rodovia, entre o asfalto e a divisa da reserva, onde vivem cerca de dois mil micos-leões-dourados. As obras de duplicação de R$ 200 milhões devem começar em outubro, beneficiando também Rio das Ostras e Macaé.

- É uma grande conquista não só para os motoristas como para o turismo e os produtores agrícolas do estado. O trecho licenciado é um dos mais perigosos da BR-101 Norte, com grande fluxo de tráfego, sobretudo de caminhões - disse o deputado Christino Áureo (PMN), ex-secretário estadual de Agricultura.

Já estão licenciados pelo Ibama o primeiro trecho da BR-101, da Ponte Rio-Niterói até o Barreto (Av. do Contorno), e de Macaé a Campos, onde já foram iniciadas as obras de duplicação. Os trabalhos na Av. do Contorno ainda não começaram devido a mudanças no projeto de engenharia, feitas a pedido dos estaleiros, que, pelo projeto original, seriam prejudicados com perda de área. Com isso, novas pistas serão feitas no outro lado da avenida, no sentido Manilha.

- Por causa de acidentes na BR-101, eu prefiro usar a Via Lagos, fazendo um percurso maior para chegar a Niterói ou ao Rio --- disse Paulo Dames, que mora em Casimiro de Abreu.


Fonte:

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)