RIO - A concessionária Autopista Fluminense recebeu sinal verde do Ibama para duplicar o trecho de 170 quilômetros da BR-101 Norte, entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu. Com a liberação da licença prévia (LP), conforme informou a colunista Flávia Oliveira, na coluna Negócios & Cia no GLOBO, ficam faltando apenas 30 quilômetros, entre Casimiro e Macaé, para que toda a BR-101 Norte possa ser duplicada. O projeto para essse trajeto, que corta a Reserva Biológica União, está em análise no Ibama.
O trecho licenciado é apontado como o mais complexo porque margeia a Reserva Biológica de Poço das Antas. O Ibama entendeu que não haverá prejuízo ambiental porque já existe um recuo, que é a faixa de domínio da rodovia, entre o asfalto e a divisa da reserva, onde vivem cerca de dois mil micos-leões-dourados. As obras de duplicação de R$ 200 milhões devem começar em outubro, beneficiando também Rio das Ostras e Macaé.
- É uma grande conquista não só para os motoristas como para o turismo e os produtores agrícolas do estado. O trecho licenciado é um dos mais perigosos da BR-101 Norte, com grande fluxo de tráfego, sobretudo de caminhões - disse o deputado Christino Áureo (PMN), ex-secretário estadual de Agricultura.
Já estão licenciados pelo Ibama o primeiro trecho da BR-101, da Ponte Rio-Niterói até o Barreto (Av. do Contorno), e de Macaé a Campos, onde já foram iniciadas as obras de duplicação. Os trabalhos na Av. do Contorno ainda não começaram devido a mudanças no projeto de engenharia, feitas a pedido dos estaleiros, que, pelo projeto original, seriam prejudicados com perda de área. Com isso, novas pistas serão feitas no outro lado da avenida, no sentido Manilha.
- Por causa de acidentes na BR-101, eu prefiro usar a Via Lagos, fazendo um percurso maior para chegar a Niterói ou ao Rio --- disse Paulo Dames, que mora em Casimiro de Abreu.
Fonte:
Por Paulo Roberto Araújo (pra@oglobo.com.br) | Agência O Globo
0 comentários:
Postar um comentário