sábado, junho 09, 2012


            Com amor no coração, o céu é o limite. Eu não sei, mas a história da inspiração desse projeto, de como uma sementinha de generosidade brotou no coração de Zeca Novais, e ultrapassou o seu próprio ser, de maneira a irradiar este ideal de maneira tão intensa, que se concretizou materialmente  no Grupo Lona na Lua. Esta história com certeza tem em seu nascedouro uma inspiração, e é com certeza muito, muito bonita.

            Levar ao jovem a Arte é dar-lhe as armas dos Anjos, o poder de andar nas nuvens, passear pelo Universo. É mostrar-lhes que por trás dos dias cinza da realidade violenta e falsa, mora o Sol que não falha, e acorda com o mundo em cada manhã.

            Sempre tem alguém chamando o artista de louco, de andar na contramão do mundo. Mas o que é o certo? O certo é fazer igual a todo mundo, para agradar e atingir algo? É colocar as aparências acima de uma mente brilhante? O certo é isso que se vê hoje, o ser valorizado quando se tem notebook, smartphone, perfil no face, coleção de cartões de crédito e uma carro de boa marca? Isto é o certo? Quem não pode ter tudo isso é o errado? E quem não quer ter isso, é louco? Eu diria que não é louco, mas livre, e o artista assim é, e sai plantando a liberdade por aí.

            Liberdade é apenas estar no lugar que se quer, no momento que se quer, e com quem desejar. Onde seu sim é sim, e o seu não é não, por espontânea vontade.

            E assim o pessoal do Lona da Lua vai plantando essa mensagem no coração da garotada, levando esperança, confiança, e aquilo que enriquece de verdade um ser humano, a cultura, o conhecer-se, a compreensão da emoção através de todas as fronteiras, além de todas as barreiras.
           
Na Arte todos são iguais e a Cultura acrescenta os caminhos, a capacidade de raciocinar e de argumentar clara e desabridamente. Arte e Cultura tem de andar juntas, para eficazmente atingirem a alma de todos por onde passam.

            Eu não sei que anjo inspirou os fundadores desse grupo, e eu admiro a força e a tenacidade de prosseguirem além de toda a adversidade. Não seriam artistas se assim não agissem, pois artistas vivem de sonhos e sonhos são para serem sonhados, tornando o duro dia a dia mais doce e mais fácil. Longe de trazer alienação, qualquer forma de fazer arte fornece através de experiências subjetivas, os alicerces de uma personalidade única.

            Que Deus abençoe a todos vocês,que sigam na cauda dos cometas, nos rastros das estrelas, plantando sonhos, espalhando alegria, e que o Lona na Lua prossiga, cumprindo o seu destino.


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)