quinta-feira, maio 30, 2013


O município de Silva Jardim já dispõe de um representante no Fórum Estadual de Secretarias de Turismo (Fest). O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Mansuel Mansur, foi escolhido como vice-presidente da Região “Caminhos da Mata”, zona turística do Estado à qual Silva Jardim pertence, no encontro da instituição ocorrido no último dia 24/05, em Penedo, município de Itatiaia. O evento contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, que fez uma abordagem do que vem realizando na sua Pasta, assim como apresentou e colocou em discussão as propostas e projetos no setor para todo o Estado do Rio. Participaram cerca de 25 representantes.

– Nossa participação nas reuniões e na diretoria do Fórum é importante na medida em que elas servem para dar voz aos municípios do interior, como o nosso, assim como proporcionar um maior intercâmbio dentro das próprias regiões – disse Mansuel Mansur, lembrando que a atuação também vai de encontro aos objetivos do prefeito Anderson Alexandre no sentido de preparar seus quadros para transformar o município numa verdadeira estância turística. Mansuel esteve acompanhado do Diretor de Turismo da Semtic, Tiago Gomes, e da assessora Nândia Menezes. A região “Caminhos da Mata”, reúne, além de Silva Jardim, os municípios de Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí e São Gonçalo.

Foi a primeira vez que um representante da Semtic participou de um encontro do Fest.

Os representates do Estado aproveitaram para informar aos municípios participantes sobre o apoio que a secretaria de Turismo está disponibilizando para eles, como o portal eletrônico visando abrigar informações e roteiros turísticos das respectivas cidades. Assim como a instalação de “totens turísticos” que, de acordo com eles, estão sendo muito solicitados pelas secretarias municipais de Turismo. O chefe de gabinete da secretaria estadual de Turismo, Marcos Pereira, falou sobre o Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro), explicando seus objetivos, área de abrangência, mobilidade, estratégias, bem como a organização, regiões e polos do turismo, e acrescentando que há R$ 112 milhões de recursos do BID para aplicação na área. Foram abordados, também, temas como “Perspectivas da Interiorização do Turismo” e “Ações da Secretaria de Turismo (Setur)”.

Marcos falou, ainda, sobre o projeto de sinalização turística em todas as rodovias do Estado, o que, segundo ele, não é tão fácil de se implantar, “mas todas as regiões sairão ganhando”. O prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos Ferreira Bastos, chamou a atenção para a importância do turismo que, segundo ele, envolve todas as outras áreas, citando o exemplo da sua própria cidade “para a qual consegui trazer várias empresas”. Ele admitiu que o encontro no município era muito relevante a fim de os representantes discutirem políticas públicas para o turismo nas suas respectivas cidades.

Durante o encontro foi realizada a escolha dos componentes dos cargos da diretoria do FEST que estavam vagos devido a substituição de secretários e outros representantes de setores municipais de turismo em função das trocas determinadas pelas últimas eleições. Os escolhidos vão ocupar os cargos até as próximas eleições gerais. E foi realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária do Fest-RJ, onde a secretária de turismo de Itatiaia, Roberta Dias, tomou posse do cargo de presidente do Fórum. Roberta Dias também falou da importância da presença dos representantes do Turismo de outras cidades em seu município.

O encontro contou com a presença ainda do Diretor de Planejamento da secretaria estadual de Turismo, Carlos Werneck. O evento ocorreu no Clube Finlândia, no Centro de Penedo. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Setur e a Prefeitura de Itatiaia. O Fórum Estadual de Secretarias de Turismo existe há 15 anos e conta com a participação de 92 municípios, divididos em 12 regiões. É através dele que os secretários de cada cidade apresentam e debatem interesses e assuntos em comum, visando o benefício do turismo no estado.

Fonte:
P.M.S.J.
Por: Evaldo Peclat Nascimento

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)