segunda-feira, agosto 12, 2013

Foto Murilo Oliveira postada na Linha do Tempo de Flávio Azevedo

Meus amigos e amigas,

Os ônibus que estão adaptados com o equipamento de acesso aos cadeirantes, nem sempre estão funcionando. Neste caso especifico  (foto) o elevador só foi até o meio e populares tiveram que ajudar, mas o pior é perceber que alguns funcionários destas empresas não estão treinados para operar tal equipamento, eles até tentam, mas na maioria das vezes é em vão, isso não acontece apenas nos ônibus da São Geraldo e sim da Rio Ita também e isso acontece diariamente em nossa cidade.

Pior são nossas calçadas, que não estão preparadas, nossa cidade não está preparada para os  Portadores de Necessidades Especiais, e infelizmente até para pegar uma condução eles tem que passar por constrangimentos.  Sei que em outras cidades também há dificuldades assim, mas a atual prefeita deveria repensar a cidade de forma que dê acesso a todos.

Um dia desses eu estava parado ali próximo aos Correios e percebi uma pessoa com deficiência visual na calçada da Praça Fonseca Portela, ele estava com sua bengala batendo no meio fio próximo ao canteiro e naquelas abertura de passagem para o acesso a praça,  ele quase caiu justamente por não ter um sistema de segurança visando esta situação.

A cidade cresceu e a população também, mas administrativamente ainda estamos em obsoletos e isso não é apenas algo que ocorre neste governo  e sim todos os anteriores, a nossa cidade ainda não investe pensando em todos. Isto requer um mínimo de empatia  com quem tem dificuldades de locomoção, e ainda lembrar que a acessibilidade é um direito dos portadores de deficiência física. Conforme a Lei federal 10.098/2000, em seu capítulo II, artigo terceiro “o planejamento e a urbanização das vias públicas, dos  parque e dos demais espaços de uso público , deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para  as pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida”.

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)