domingo, agosto 11, 2013



Se para explicar a palavra e significado de ser pai eu tivesse de fazer uma comparação, seria com uma árvore frondosa, acho que seria um jatobá. As raízes sempre buscando provisões, sempre captando bens preciosos como água e nutrientes, como na vida humana, onde mantém a busca incessante de provimento e o cuidado para formar uma base sólida, acolhedora e exemplar. 
O caule representaria firmeza e comunicação. Exemplo de inabalável fé na direção acima, mostrando aos rebentos que é para o céu que se deve ter atenção, lá onde brilha a fonte de renovação, transmutação e crescimento. Mostrando que não há retrocesso, só progresso. Todo caule só tem um caminho, que é a direção do Sol.

Os galhos seriam os mil malabarismos para manter as folhas verdes, os ninhos de passarinho, as borboletas, passarinhos, sob a ação do vento,da chuva e da seca. Estariam sempre ali, representando quando possível, a forma da árvore toda, mas muitas vezes a silhueta imaterial de uma imagem no horizonte, uma lembrança no por do sol, um momento presente na rotação do planeta.

Os índios consideram o jatobá uma planta mística. O consumo de seus frutos traz equilíbrio de anseios, desejos, sentimentos e pensamentos. Os cientistas comprovaram com estudos que o jatobá traz alguns benefícios importantes, como a organização mental e a purificação dos sentimentos.

Então hoje eu homenageio todos os pais-jatobás e os jatobás-árvores. Que todos tenham vida longa e sua felicidade preservada. Aproveitem o dia, reúnam-se com seus familiares e meditem na importância de ser um jatobá.

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)