terça-feira, novembro 05, 2013


É, meus amigos e amigas,

Sofri na pele o que o povo da nossa cidade está sofrendo. Para quem não sabe, no inicio da noite de sábado (02/11), meu pai foi vitima de um AVC e no caminho de Boa Esperança até o Centro da Cidade ele teve uma parada cardíaca e graças ao meu amigo e vizinho ANTONIO CARLOS, enfermeiro na unidade do SAMU, meu pai ainda está vivo. Este profissional a todo momento fazendo massagem cardíaca em meu querido pai,  e também não posso esquecer do motorista que fez tudo para levá-lo o mais rápido possível para o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV).

Lá chegando, porém, foi um verdadeiro terror para minha família. Se não bastassem os problemas com a saúde do meu pai, ainda tivemos que lidar com um camarada que se dizia segurança e/ou atendente, completamente despreparado para situações de emergência e ainda se fazendo de dono da verdade. Quase perdi as estribeiras com este individuo, que com certeza não demonstrou conhecer sua função de orientar e agilizar o atendimento, só conseguiu atrapalhar e  enervar a todos nós, já extremamente estressados com a situação.

Minha irmã estava junto ao meu pai e de repente veio o tal segurança falando grosserias, para ela sair de onde estava e acalmar a minha mãe e se não bastasse esta pessoa que se mostrou tão inconveniente, ainda apareceu um ortopedista que todos dizem ser um verdadeiro CAVALO, dizendo que era para acalmar a minha mãe que ela já estava passando dos limites. Qual seria mesmo o limite? Qual limite mesmo que ele queria que fosse aceito, se a família, se todos nós estávamos nos sentindo reféns  da decadência e inoperância do hospital frente um quadro gravíssimo, sem aparelhos, sem pessoas especializadas para tais ocasiões, e ao contrário, só pessoas sem profissionalismo que só estavam ajudando apenas a conturbar o ambiente?

Deixando esta parte de lado e indo direto às condições do nosso HRDV, que é lamentável. Segundo informações, os repasses da PMRB estão chegando, SUS e até recursos próprios e segundo pessoa ligada ao atual governo, o repasse da Prefeitura (recurso próprio) aumentou. Porém o que se vê chega às raias da irresponsabilidade. O tomógrafo está QUEBRADO, e olha que é alugado, nestes casos, geralmente há um serviço conjunto de reparos, mas não é o que ocorre. O aparelho para eletroencefalograma também está QUEBRADO. PIOR AINDA, nem mesmo respirador o hospital tinha, o tubo para respirador muito menos, se não fosse a do SAMU meu pai estaria morto. Com pode isso? Como chegar a este ponto de sucateamento????


Se não bastasse todos os problemas, ainda há outra pendências. Por exemplo, em toda e qualquer birosca de nossa cidade, frequentada por homens e mulheres tem dois banheiros, sendo um masculino e outro feminino, mas no HRDV há um banheiro coletivo, como disse o rapaz no corredor “O BANHEIRO É UNISEX”. Chega a ser irreal esta coisa e tudo mais, inacreditável, mas pior é que está acontecendo mesmo. È uma VERGONHA tudo isso!

AGRADECIMENTOS SÂO NECESSÁRIOS!

Quero agradecer ao ANTONIO CARLOS e seu companheiro (motorista) da unidade do SAMU,  que infelizmente esqueci o nome.

Ao Dr.º Emerson que foi sincero e direto conosco, ou seja, ali não tinha condições dele ajudar meu pai, pois ali se permanecesse, meu pai viria a óbito. Além da sinceridade, ele foi além de profissional um GRANDE SER HUMANO, reconheceu e respeitou nossa dor, dando noticias a todo o momento.

À atendente Dayana que além de realizar seu trabalho com competência, ainda nos confortou na hora da dor, fez seu papel e demonstrou que nem todos os funcionários são como o tal segurança e o tal ortopedista CAVALO.

ALERTA PARA A PREFEITA:

- Senhora Prefeita,desde 2010 o Governo Federal determinou que todas as unidades móveis do SAMU tivessem  desfibrilador. Porque as de Rio Bonito não têm?

- A senhora está com mania de desapropriação, clubes, fazendas e outros. Se a senhora quer desapropriar, então antes de tudo desaproprie o HRDV e salve o povo desta cidade, pois do jeito que está a coisa só vai piorar, faça do mesmo um Hospital Municipal, mas que este funcione de fato.

- Fiscalize o dinheiro que está sendo enviado para o HRDV, veja onde ele está sendo investido/gasto.

ALERTA PARA O DEPUTADO 

Não adianta apenas destinar verbas Deputado Marcos Abrahão, o senhor tem que participar, tem que cobrar, pois além de ter sido eleito pelo voto dos riobonitenses, o senhor também é morador desta cidade. Como disse ano passado eu digo hoje, "Por onde andas Marcos Abrahão?".

ALERTA PARA ADMINISTRAÇÃO DO HRDV:

- Como eu já tinha dito antes eu volto a repetir,  não adianta ter bons caçadores se os cachorros não prestam, trabalhem dentro das dificuldades, mas não deixe a população sem saber destas dificuldades, ter a população ao lado de vocês é o que necessitam neste momento, mas preferem fechar-se como uma noz, preferem o silêncio, preferem esconder o que anda de errado no hospital. Revejam os contratos de prestação de serviço, observem as cláusulas, quem locar um aparelho tem que ter no mínimo dois destinados a mesma locação, isso é um principio primário em qualquer ato comercial, principalmente pelo alto risco que é ter um equipamento quebrado em um hospital.

IMPORTANTE -  Do faxineiro à diretoria, o que passa é um total despreparo. Estão sem qualquer condição de atender o publico, principalmente atendimento em casos como relato acima.  Se possuem gravações da portaria, percebam o que anda ocorrendo, se as tem realmente,  prestem atenção nas gravações de até duas semanas atrás, porque eu ouvi outras reclamações. O DESPREPARO É VISIVEL, meu pai finalmente foi atendido por uma UTI MÓVEL, quem veio buscá-lo e levou mais de uma hora para chegar. Ao chegarem reclamaram que ele não havia recebido qualquer preparo para o resgate e a transferência necessária para um local com condições de atendê-lo, isto é, durante o tempo de espera não fizeram absolutamente nada. Isto é LAMENTÀVEL e DECEPCIONANTE!

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)