terça-feira, janeiro 28, 2014

   
c1
Há milhares de anos o homem em sua jornada para o progresso vem sistematicamente destruindo a terra. Fritjof Capra, no seu livro “Ponto de Mutação”, nos mostrou que é possível conciliar ciência e integração com a Natureza, e que é a única forma de sobrevivência nos próximos milênios. Sim porque basta de pensar somente no aqui e agora, esta filosofia deturpada que vem trazendo tantas consequências nefastas para a Humanidade. Capra defende que estamos em uma fase de transição. Estamos partindo de uma consciência individual (Yang) para uma consciência mais coletiva (Yin) – mas equilibrada. Prova disso é os movimentos pela sustentabilidade no planeta que tem crescido gradativamente ao longo das últimas décadas.

Uma coisa é encontrar-se, conhecer-se, saber dos próprios limites para ultrapassá-los.

Valorizar cada momento da vida como único e nunca repetido. Isto é fato. Outra coisa é esta esbórnia em que muitos se acomodam, uns, por pura preguiça ou medo de tomar as rédeas da própria vida, muitos pela concupiscência, pelo verdadeiro transe em que se colocam, na busca de mais bens materiais imediatos.

c2

Mas é prazeroso encontrar no Brasil tantos exemplos de como isso pode ser revertido, e como não aparece tanto nas mídias e jornais, acho importante chamar a atenção para este tema, e principalmente para os jovens, quiçá até motivando-os em suas carreiras para esta direção. Nunca houve tantos cursos em relação à Proteção Ambiental, e os especialistas nesta área cada vez mais são solicitados.

É claro que mudar a terra, que já está tão devastada por métodos somente extrativista há tanto tempo, requer investimentos, e muito, muito trabalho. Mas quem abraçou esta causa já está colhendo os frutos, colocando-se à dianteira no que remete a um futuro melhor para todos.

Muitos exemplos estão vindo do Sul e do Nordeste deste nosso Brasil, e lendo a revista “ Globo Rural”, venho trazer alguns fatos que deveriam ser exemplificados em todo território nacional.

A COCAMAR, Cooperativa Agroindustrial, tem auxiliado muito em projetos de Sustentabilidade, e também tem amealhados muitos prêmios por isto. Por exemplo, ela há dez anos vem trabalhando no Paraná, em um projeto produtivo de baixo carbono no qual a principal bandeira é integrar lavoura, pecuária e floresta em uma mesma propriedade rural. Sua meta: recuperar o pasto degradado produzindo grãos e carne ao mesmo tempo, gerando mais renda, mais sequestro de carbono e mais emprego. Esta, é a verdadeira agricultura do futuro.

Outro projeto da mesma Cooperativa, desde 2009, vem investindo pesado, e com êxito, em uma unidade de cogeração de energia de biomassa de cana, gerando energia para abastecer uma cidade de mais de 20 mil habitantes Além disso, obtendo ausossuficiência, instalou uma caldeira que permite a secagem de grãos em Maringá, utilizando o vapor, em vez de lenha. Desta forma não é necessário a utilização tradicional do óleo diesel. Desta forma inteligente de gerir a energia, a redução de emissões poluentes é fantástica.

Além disso, a COCAMAR antecipou-se À Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada este ano. Entre estes vários projetos citados, há também o reaproveitamento das garrafas pet que embalam o óleo produzido pela cooperativa. O projeto, chamado “Fio Ecológico”, foi desenvolvido em 2002, onde ao garrafa pet é transformada em fibra, misturada ao algodão. Nesta direção, muitas fábricas de tecidos tem utilizado este recurso, como a ReFábrica, em Tabatinga, a Fugiro Ecotextil, em Blumenal, a Ahimsa, produtora de calçados e acessórios em Franca, entre outras.

Motivados por estes exemplos, vamos pensar também que somos um organismo único, tudo faz parte deste imenso Ser Vivo chamado Planeta Terra. Somente desta forma teremos dias melhores no amanhã, que é logo ali.



Alex Hudson
Rio Bonito - RJ
Fontes consultadas:
O Ponto de Mutação –Fritjof Capra Revista Globo Rural – Anuário do Agronegócio 2013

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)