domingo, maio 25, 2014


Bom dia meus amigos e amigas,
Quem foi lá no “Lona na Lua” na ultima sexta-feira (23/05) fez parte do movimento democrático do nosso Estado, tal como no evento anterior do outro candidato. Zeca Novais abriu o espaço e sua iniciativa está dando frutos, pois o povo está participando, ainda uma participação tímida, mas já é de grande ajuda.

Pelo andar da carruagem podemos mesmo supor que as eleições serão decididas aqui (internet) e em encontros como o que aconteceu na sexta, devem ser repetidos com os outros candidatos, pois é assim que se conscientiza uma cidade, uma região, um estado, uma nação.

ORÇAMENTO TERRITORIALIZADO

Quem não conseguiu ir realmente perdeu, mas eu vou lhes repassar as coisas que ouvi e gostei, principalmente porque não percebi promessas mirabolantes e sim intenções de muito trabalho. Uma delas, a ORÇAMENTO TERRITORIALIZADO, ou seja, a DESCENTRALIZAÇÃO do orçamento, isso é de suma importância para qualquer cidade como a nossa, dividir o Estado em regiões e a cada região ser direcionado um orçamento é tudo que nosso Estado necessita, pois ninguém melhor que nós para sabermos nossas dificuldades. Eu irei dar um exemplo de como seria, percebemos o asfalto colocado em cima de paralelos em nossa cidade, enquanto isso diversas ruas sem calçamento e ou asfalto, ou seja, no chão, com a descentralização o povo irá escolher não o Estado, isso é bom para as prefeituras e ótimo para o povo. Por outro lado, penso que seria uma forma de manter uma boa atuação das prefeituras, pois as mesmas só seriam contempladas com os repasses das verbas solicitadas, mediante o cumprimento de suas metas de governo, mediante o grau de satisfação da população, e de um contínuo desempenho público realmente inovador e progressista.

ESCOLA INTEGRAL

Outra coisa que gostei de ouvir foi sobre o retorno da escola integral. Todos então podem pensar que será igual aos CIEPs, e sim, a idéia inicial foi o sonho de Darcy Ribeiro, mas esta ação reciclada e voltada para nossa atualidade, manterá os jovens nas salas de aula, motivados, construindo o seu futuro, longe do caos das ruas. Na escola eles terão realmente cultura, educação e tecnologia. Obviamente, o Estado terá que dar um salto quântico em relação a bons salários aos professores, boas condições instrumentais para as aplicações pedagógicas e constante nivelamento e reciclagem dos mesmos para manter a qualidade do ensino. Para ter bons alunos, os professores têm de estar satisfeitos, habilitados e conscientes de seu papel. Nada mais de greves e ausências não justificadas, nada de reclamações sobre falta de material, nada mais de desrespeito e frustração de metas. Idéias antigas como as de Darcy Ribeiro associadas à competente gerenciamento profissional voltado para os resultados, sem mais delongas e rapapés.



Interessante é que o Senador Lindberg Farias parecia não querer mais sair de dentro do espaço do “Lona”. Ele ficou maravilhado com o projeto, afirmou que em cada bairro deste Estado poderia ser erguida uma lona igual a que temos, pois isso leva cidadania e principalmente constrói futuros pensadores e formadores de opiniões.

Até o momento, ainda não tenho candidato ao governo do Estado, mesmo porque ainda não ouvi todas as propostas e espero poder ouvir, tal como ouvi ontem, do mesmo modo como ouvi dias atrás do outro candidato. Tomara que venham ao “Lona” o atual governador Pezão, o Ministro Crivella e outros, pois necessitamos nos politizar. É nosso direito participar, é nosso dever fazer a nossa parte.



Alex Hudson

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)