sábado, julho 26, 2014


E o Zeca Novais  conseguiu. Está representando nossa cidade, acima das intempéries e da displicência de quem acha que deve ser laureado.

Mas quem deve receber os louros da vitória é o Lona na Lua, que no momento está nos representando no Nordeste, com seu espetáculo "Meu Nome é João ou Faroeste Caboclo". Esta peça foi um dos espetáculos mais premiados no Festival de Teatro de Teófilo Otoni (FESTTO), no ano passado. E em fevereiro deste ano, a peça foi selecionada para o Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Mérito do grupo, do seu empenho, de sua motivação, da incansável luta de arrecadar fundos, tarefa que poderia ser amenizada, se houvesse empenho real da municipalidade em financiá-los, em prol da arte, em prol da expressiva representatividade que eles representam.

Infelizmente esta vitalidade toda tem de ser drenada em parte para suprir a necessidades básicas de arrecadação de verba, quando nos países desenvolvidos, o artista é valorizado pelo seu valor social, educativo, lúdico, aquele que permeia a realidade e consegue amenizar o impacto da dureza da vida, que traz simbolicamente lições que possam modificar algo no universo de cada um.

Sem dúvida cada peça teatral traz algo impactante, e não é à toa que estes meninos estão ganhando prêmios. Mas o mérito é deles, SÒ deles.

Cheguei até aqui, contando esta história bonita, e ela realmente merece nossos sinceros aplausos. Mas o que achei uma pilhéria foi a Secretaria de Cultura anunciar a notícia como se fosse a maior patrocinadora do evento. Mas é muita desfaçatez vir a público, no site oficial da Secretaria, promulgar o evento dando a entender que é o principal patrocinador. O dinheiro subvencionado foi conseguido com sangue, suor e lágrimas e eu acho um ABSURDO, quando todos que frequentam as mídias sociais, e que sabem do esforço deste grupo para conseguir patrocínio para as passagens aéreas, sabem da grande dificuldade por eles relatada, e eles estão lá, pela pertinácia deles, pelo mérito deles.

E não importa se eles voltarão com prêmios ou não, eles já brilham no céu dos empreendedores, já conseguiram chegar lá. Ainda é tempo, para que atual Secretária de Cultura se instrua um pouco mais sobre seu cargo, e quem sabe, em futuro próximo, saiba prestigiar quem tem merecimento, quem pode escrever o nome RIO BONITO em bonitas letras por este Brasil.

Seria bom que houvesse mais empenho, para dar mais impulso à cultura, pois já foi mais que provado que há pessoas aptas e capazes de levantar esta bandeira em nome do município. Então, que haja respeito, que haja consideração, que Lona na Lua seja o segundo nome da cidade de Rio Bonito, pois tem luz suficiente para isso. Parabéns, Zeca Novais, siga em frente, não pare jamais!

Alex Hudson

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)