sexta-feira, setembro 05, 2014


De seringueira a senadora, sua vida é pautada de lutas e vitórias. Muitos a acham radical demais, mas as condições de vida de onde veio, e as condições de vida de grande parte dos brasileiros também são extremas. Fora todas as situações que vivemos hoje, de esgotamento de reservas naturais, esgotamento de reservas de mercado, um PIB negativo, uma inflação em ascensão e uma recessão declarada.
Marina alfabetizou-se aos 16 anos, passou por doenças de 3º mundo, como a malária e leishmaniose, sobreviveu, e teve a oportunidade de conhecer o baluarte das questões ambientais, pelas quais se tornou mártir, que foi Chico Mendes.
Para a viúva de Chico Mendes Ilzamar Mendes, 50, a ex-ministra do Meio Ambiente é quem melhor representa os ideais do ativismo de Chico Mendes. Diz que, se estivesse vivo, "ele não só votaria como estaria do lado de Marina". Marina foi amiga de Chico Mendes, e ele foi um dos grandes responsáveis por sua carreira política. Devemos ver Marina continuando sua luta ,assim como tantos que deram a vida por amor ao Brasil, como o próprio
Chico Mendes, Dorothy Stang e tantos outros que viram o potencial de nossa terra, e se indignaram com o desmando e desrespeito com que seu país era tratado. Não é à toa que grandes personalidades internacionais têm voltado os olhos com preocupação para proteger os Povos da Amazônia, e não foi por acaso que em julho de 2012, Chico Mendes, “in memorian”,foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres. . E não foi por acaso que em 2007 foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela gestão das unidades de conservação federais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza no Brasil.

Quem acompanha as posições e afirmações de Marina, seu plano de governo, observa que sua postura política não é radical, mas respeita as bases democráticas, dará continuidade ao que está funcionando, ao que já está em andamento. Não se poupa em corrigir o que não está adequado, e deixa claro que sua campanha está atenta e pronta para analisar os pontos onde percebe que tem de mudar .Mostra que sua longa de ativista política está acompanhando um modelo progressista. Deixa claro que quer diálogo equânime com Europa, África, Eua, América do Sul , enfim quer um intercâmbio global como deve ser.
Ela exerce plenamente a democracia quando acha que um mandato presidencial deve ter cinco anos, sem direito a reeleição, se espelhando em Mandela, que após seu governo, entregou as rédeas de seu país esperando uma continuidade do que plantou com suor e sangue.
Tem uma visão de acordo com nosso país de dimensão continental, acolhendo o Projeto do Pré-sal, onde bilhões de reais já foram investidos, mas prevendo utilizar os lucros no investimentos de formas de obtenção de energia limpa.
Reconhece o valor do etanol, tecnologia nossa, assim como outras, renováveis e que permitem autossustentabilidade. Aliás, a atenção para o crescimento do mundo está voltado para este conceito, onde são gerados recursos que causem um mínimo impacto ao meio ambiente, recursos que permitem a natureza se recompor e sobretudo que forneçam retorno econômico suficiente para o sustento das pessoas envolvidas e suas famílias, sem que sejam necessárias práticas predatórias. Não cabe mais uma política com uma rasa visão extrativista, herança de uma colonização voltada apenas para interesses dos grandes e poderosos.
Não vejo um discurso eleitoreiro, pois eu sonho, e quero sonhar, e vejo nela também uma sonhadora que poderá concretizar um Brasil com o futuro brilhante que lhe cabe, enquanto ele ainda tem riquezas e sobretudo, água para ser administrada de modo a não sermos uma nação dependente e subjugada por interesses que não nos dizem respeito.
O leque de necessidades atuais é enorme. Desde a Educação, a Saúde, a Economia, a Indústria e o Agronegócio, todos os setores estão carentes de políticas públicas mais eficazes, e que sofrem seguidamente de uma má gestão, acrescido de desvios astronômicos de forma criminosa, em favor de uns poucos que nada sabem de cidadania, de bem comum, de igualdade ou mesmo amor pelo seu semelhante e sua pátria.
É muito fácil a posição de reclamar e buscar pontos fracos e críticas pontuais, o difícil é a coragem de encarar a governabilidade de uma nação do tamanho da nossa, com tanta diversidade cultural e econômica, com cada região com suas vocações peculiares, e amealhar tudo em um ordenado compasso para o progresso. Cada um com seus conceitos, mas os meus apontam para a Marina como detentora de ideais e propostas que visam o coletivo, não classes ou grupos, mas os brasileiros. A mim parece que não só oferece possibilidade de cura para as doenças morais e antiéticas que grassam por toda parte, mas quer dar ao brasileiro sua dignidade, restaurar sua vontade e sua força, para que cada um brilhe a sua luz e faça por onde buscar as melhorias necessárias, a superação das dificuldades, a possibilidade de satisfazer seus projetos, com a tranquilidade que há recursos, há respaldo, há interesse para que cada um de nós, munido da charrua e da vontade de trabalhar de verdade, consiga resultados concretos. Não adianta esperarmos de braços cruzados que uma pessoa faça tudo, é necessário nos mobilizarmos e darmos a mão a este sonho, que não deveria ser um sonho, mas uma conscientização de direitos e deveres que levam a edificações factíveis.
NÂO VAMOS DESISTIR DO BRASIL !! VOTE MARINA 40!
Alex Hudson

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)