domingo, novembro 13, 2011

Saúde

Durante o evento, que acontece na Praça Fonseca Portela no dia 17/11, das 8h às 17 horas, serão oferecidos vários serviços gratuitos à população, como avaliação de glicemia, verificação da pressão arterial, entre outros.

Reportagem: Denilson Santos


A secretaria de saúde de Rio Bonito estará realizando no dia 17 de Novembro, na praça Fonseca Portela, das 8h as 13h, atividades de detecção, prevenção e orientações do diabetes. Com o tema “Educação e prevenção do Diabetes”, o evento, que é alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14/11, terá a parceria da secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação juntamente com os alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Como ocorreu no ano passado, são esperadas cerca de 400 pessoas no local.

Durante o evento serão oferecidos vários serviços gratuitos à população, como avaliação de glicemia, verificação da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), atividade física, com o Professor Tiago, do projeto Mais e orientação nutricional, com a presença de nutricionista no local. Todos os posto de saúde do município também estão dando orientações aos moradores de como fazer o teste e tirar dúvidas em relação ao Diabetes. As unidades de saúde funcionam de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17 horas.

A campanha visa estabelecer acesso a educação em saúde como um direito para todas as pessoas com diabetes. O objetivo é de chamar a atenção sobre esse agravo, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e ao tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias, custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

“Os hábitos errados adquiridos no decorrer da vida das pessoas, influenciam diretamente no aparecimento do diabetes e da hipertensão, que são doenças crônicas e não tem cura. Com uma alimentação saudável e o hábito de praticar exercícios físicos podem evitar a doença ou mesmo fazer o controle para que não evolua e tenha conseqüências mais grave”, alerta a Coordenadora Municipal de Hipertensão, Vânia Nascimento Ximenes.


Fonte:

P.M.R.B.

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)