segunda-feira, setembro 24, 2012




Eu penso muito, estou sempre a pensar, é uma coisa minha, que felizmente, e com a consciência que é preciso ser simples e humilde, consigo transmitir.

Tenho pensado, após ter observado um fato em locais em que ando, sobre o desacerto da juventude.

Nossa cidade está muda, surda e cega para um problema social que se avoluma, que é das gerações de jovens que estão crescendo, sem acesso à  uma educação básica suficiente, muito menos à formação especializada. Jovens que teriam condição de somar a força de trabalho, para enriquecimento e progresso da nossa cidade, e ao contrário, estão à margem, à mingua por falta de atenção pública. Não conseguem se colocar no campo de trabalho, não conseguem se encontrar entre a adolescência e a vida adulta. Pois no meio do caminho, um muro se levanta diante deles, impedindo-lhes o progresso. E eis que outros os encontram primeiro, o álcool, as drogas, e em último estágio, a delinquência. Jovens com olhos sem vidas, cuja plenitude física é roubada por horas ilícitas, por falta de oferta que lhe dêem um significado e vontade de lutar.

Todos sabem que a vida é uma luta. Quando ela vale a pena, forma vencedores, do contrário, só resta a frustração e a derrota. E isso não precisava ser assim.

Nossa cidade precisa entrar no ritmo do crescimento, que é a consequência normal de todo um mundo que está em evolução. Então, está mais que na hora, que nossos dirigentes, os que estão da hierarquia política, tenham olhos de ver, ouvidos de ouvir e desenvolvam alternativas que somem desenvolvimento, e cuidado com estes que no momento não tem chances, criando condições de trabalho, de aprendizado, fornecendo instrumentos e competência, para que estes que estão afundando na lama consigam vislumbrar motivos para um futuro digno e edificante, antes que seja tarde.

E eu, do meu jeito, vou tentar ao menos deixar um recado: Jovens, a vida não é fácil, mas vale a pena. Como dizia o grande Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Tenham sim, alma, tenham fé, que tudo pode ser melhor, mais válido, e mais feliz. Alegrias fugazes não faz a felicidade. A construção de metas e caminhos, sim, e que haja esperança em seus corações, sejam pioneiros de suas próprias vidas, façam valer a pena, sejam a diferença. Busquem mais do que viver intensamente o hoje, porque o amanhã haverá sempre, o sol não vai parar de brilhar , então larguem este pensamento de “tanto faz”, e façam acontecer o que habita em seus corações, suas vocações, seus desejos, a construção de novas famílias, mais sólidas, mais completas e felizes.

Jovens, aprendam a construir sempre. Dirigentes políticos que já sabem tanto, tiveram a chance e a oportunidade de chegar a seus cargos, não se esqueçam de olhar pelos jovens, que são a força motriz de um município, estado, nação. Os ajudem, não como se estivessem vinculando uma dívida, mas pelo contrário, sintam-se responsáveis por estas vidas, pois eles, quando situados e sólidos como cidadãos, irão somar, talvez multiplicar pelo crescimento do local onde vivem.

É isso aí. Aqui escreve um idealista, um sonhador, mas alguém já disse um dia, sem sonhos, não se tem nada.

Abraços a todos.


Alex Hudson
Rio Bonito  - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)