quarta-feira, setembro 19, 2012



 A publicação que anda sendo distribuída com o nome da candidata Solange ( sem sobrenome mesmo), a gente só desconfia que seja político porque na capa tem a logo de seu partido,mas em momento algum tem qualquer identificação que seja um Plano de governo.

Lendo o índice a gente começa a desconfiar que seja o seu Projeto de Campanha. Mas ao longo do texto, ficamos imaginando se não seria um capítulo de Harry Porter, de tão fantasiosas elocubrações. Para tudo que está enumerado ali, Rio Bonito tem praticamente que se transformar em “capital” do Distrito Federal, de tanta parceria com o Governo Federal irá necessitar.

Pude observar que o nome de seu vice está escrito em letras pelo menos 10 vezes menos. E fico pensando se as pessoas sabem que é Andinho. Já que ali não está escrito, vou repassar as informações que sei: Anderson Tinoco Luz, comerciante (os jornais dizem empresário, mas seu registro está como comerciante). A mim parece ser um candidato jovem, que ainda não adquiriu o traquejo suficiente para substituir sua titular, numa eventual saída/proibição da mesma, por vários motivos que rondam  seu cargo. O que Andinho fará se estiver sozinho numa eventualidade? Terá todo o mega apoio externo que tanto é enfatizado nesta publicação?

Leio na capa e contracapa a frase “Cada vez melhor! “ Por que não  também não colocaram o nome da coligação de vários partidos : Rio Bonito pode mais (PRB / PP / PTB / PMDB / PSL / PSC / PR / PRTB / PHS / PMN / PTC / PV / PSDB). Não ficaria mais bonito deixar bem à vista, até porque o candidato a vice é do PSDB? Mas não está escondidinho lá na última página.

Outra coisa que fiquei pensando, sobre a postura da candidata na foto. O corpo dá muitas mensagens, e hoje em dia existe a técnica de Leitura Corporal. Todos sabem disso, quando vão a entrevistas de emprego. Quem está antenado sabe que deve evitar determinadas posturas. Se vocês olharem novamente a foto da candidata, verão que ela se encontra com os braços fechados e  as mãos fortemente segurando-os. Bom , para os especialistas em linguagem do corpo, vejamos como eles traduzem esta postura:

Braços cruzados na frente do corpo - pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder (no sentido de truculência). Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva. As mãos que seguram fortemente os braços, reforçam a posição e detendo qualquer tentativa de descruzar os braços, expondo o corpo. Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva.”

Eu acho que os seus assessores deveriam ter tido um segundo olhar antes de aprovarem a foto, mas entendendo que eles não fazem uso das entrevistas para empregos, pois sempre estão a sombra de um politico qualquer, bem sabemos que desconhecem tais fatos .... Mensagens subliminares são tudo, em publicidade.....

Na introdução há um parágrafo: “É válido lembrar que todos esses relacionamentos (com a Presidente Dilma, Vice-presidente Michael Temmer, Governador Sérgio Cabral, e outros, incluindo “diversos Ministros de Estado”(sem nome)  fora, consolidados durante anos de trabalho sério nas diversas esferas de administração pública, e hoje respaldam e garantem minha candidatura............  Puxa, são estes ilustres políticos que respaldam e garantem? Não teriam de ser suas próprias ações e construção de uma força política pessoal? Ou quando o “bicho pegar” ela irá correndo a eles pedir socorro? Mas o detalhe, será que eles virão mesmo socorrer?

E ao longo das páginas, vemos que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração se transformará em algo gigantesco, tal número de vagas será preciso para preencher tantos sonhos, isto é, planos..... Será que a candidata achou alguma mina de diamantes?

Só no quesito Educação aparecem os “Nossos objetivos”. Nos outros quesitos não tem, mas a gente até compreende que também são sonhos. Mas...o que será que significa “democratizar a educação pública?” Puxa, será que a Constituição Federal de nosso país já não denota a nossa conquistada Democracia?

E as parcerias com universidades, com o SENAI,  com a FAETEC....implantar estas unidades, fisicamente falando, será que vai dar tempo? E a habilitação dos professores, a pesquisa da vocação dos cursos adequados para a região? O estudo sobre a aplicabilidade destas habilidades e competências  revertida para o progresso da cidade? Estas projeções já tem que estar prontas, então, senhora candidata, gostaríamos que a mostrasse para nós.

Ao falar de Meio Ambiente, mais uma vez denota a necessidade de um quadro de profissionais habilitados, com cargos que demandam salários especializados. Quando há referencia do Meio Ambiente, é necessário muito cuidado, porque os projetos nesses setores devem vir para ficar, a atenção deve ser continuada, e a experiência mostra que nada nunca foi assim antes, qual a garantia verdadeira que a candidata fornece ao criar estas expectativas?

Quanto à Cultura, se acentua muito neste item, a semelhança com o Plano de governo do candidato Marcos Abrahão. Aliás, eu os convido a lerem o plano dele, principalmente quanto à Cultura, Esportes e Lazer que está bem mais legal.

Quando fala de Agricultura, parece conto de carochinha , para um governo(???) de quatro anos. No estado que esta nossa terra, exaurida e com pragas, como retornar em pouco tempo a produtividade agrícola, ainda mais no setor orgânico, que é extremamente exigente, tanto quanto a obtenção de selos de qualidade quanto à produtividade lucrativa real? Como aumentar a produção de leite sem  substituir totalmente os rebanhos produtores/ Como falar de Abatedouro municipal, sem falar de melhorias de gado de corte? E a região afinal, é boa para gado de leite ou gado de corte? E este melhoramento genético, como será feito? O município vai patrocinar as inseminações artificiais, ? Mas quem vai fornecer este sêmen de qualidade para melhoramento de TODO o rebanho da região? E as matrizes para gerar o gado qualificado, de onde virá? Quem irá patrocinar esta tecnologia, os especialistas, e principalmente, que acompanhará o processo? Vamos pensar que uma gestação de gado bovino leva 9 meses, uma vaca leva uns dois anos para começar a parir. E no gado de corte, tem que atingir de 500 a 800 quilos para começar a ir para o abate.

E de novo, o tal termo “democratizando” o acesso à tecnologia genética... Eu acho que  já há muito somos democratizados, e inseridos no capitalismo. Logo, o que falta na verdade é a fonte de investimentos para tanta coisa, já que a realidade de nosso meio agropecuário é a pobreza.  E enfim, como  isto tudo parece ainda estar no papel, li como se lê um conto da carochinha. A não ser que tais projetos, e em tempo curtíssimo demonstrem real visibilidade.

E a Segurança Pública, minha gente. Se temos uns trinta bairros, e com nosso ativo policial atual, COMO SERÀ POSSÌVEL a colocação de cabines da PM em todos os bairros? O que o Estado já se manifestou em relação à aprovação desta parceria propalada, garantindo este policiamento comunitário, como se nossa pequena Rio Bonito fosse a preocupação número Um do Estado do Rio de Janeiro, na frente até, quem sabe, dos problemas de segurança das cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

Eu já estou terminando, que até dá para cansar quando percebemos a insustentabilidade das coisas. Mas no setor Desenvolvimento Econômico, está lá: “Agilizar a concessão de Licença Prévia e Licença de Instalação na esfera municipal e apoiar empreendedores nos processos que dependam do INEA.....”

Alto Lá!!!!O Meio Ambiente é nossa riqueza, e já está devidamente prejudicado. Com a afirmação acima, isto será o chamariz, para empresas poluentes, já que o interessa é agilizar a autorização dos processos que dependam do INEA, leva a crer que muito sofrerá o meio ambiente. O que achei ainda mais estranho, a proposta de um governo municipal afirmar que influirá sobre um órgão estadual, uma vez que por Lei, já possui suas Superintendências regionais.....Não entendi não....

Ao final, está escrita uma frase: “igualdade é dar o mesmo ponto de partida a todos. Já o ponto de chegada dependerá de cada um”. Eu já penso assim “ Quem cuida, cuida sempre”.


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)