quarta-feira, dezembro 04, 2013




É...
eu estou nu...

Meu pai um locutor antigo desta cidade, respeitado por sua palavra falada e não escrita, o que ele tem de dom eu tenho de medo de um microfone, ama Rio Bonito como ninguém, sempre que saiu desta cidade para dar um futuro melhor para nós sua intenção era voltar e descansar na cidade que ama.  Hoje lesado pelo AVC e pela politica de saúde de nossa cidade teve que sair de Rio Bonito.

Meus amigos e amigas, fez 46 anos que um parto de risco não era feito em nossa cidade e ainda não é feito, mas agora temos outros problemas que ficam marcados na história desta cidade, nasci em São Gonçalo três dias depois de nascido aqui estava, quando tinha 9 para 10 anos meu pai largou tudo aqui e aventurou-se na cidade de Volta Redonda, com o pensamento de dar um futuro para nós filhos dele, foi chorando e foi a primeira vez que o vi chorar, mas foi com a promessa de um dia voltar e voltou. Ontem sem saber o que acontecia por causa do AVC que sofreu no dia 2/11 lá foi meu velho novamente com outra esperança, pelo menos meus irmãos e minha mãe tomaram para si esta esperança de melhores dias para meu pai.

A ficha acaba de cair, estou sozinho, sei que eles estão ali em São Gonçalo, porque mais uma vez esta cidade entrou em minha vida, pois lá tem mais condições de cuidados para meu pai que aqui, grosso modo e certo do que falo, ele voltou a ser criança e aqui criança com problemas para nascer não tem vez, não seria diferente com meu papai. Sinto-me nu, sem chão, não sei o que fazer, não consigo mudar este quadro, muito menos fazer a vontade do meu pai, ele pode até não está entendendo agora, mas ele ama esta cidade e eu amo a mesma cidade, mesmo eu ter nascido em São Gonçalo, porque ele nutria este amor e sempre me ensinou a voltar para minhas raízes. 

Amigos e amigas, meus irmãos não tem mais esta noção de raízes, mas também não posso cobrar isso deles, nossa cidade nunca ofertou nada a eles, tudo que eles tem foi adquirido em outras cidades, eu um sonhador comum e nato, não tenho qualquer perspectiva, muito menos posso dizer a eles que vai mudar, eles mais novos que eu, sempre chegam com a mesma ladainha, repetitivos é claro, mas dentro da razão.  Eu nem sei porque ainda nutro todo este amor por esta cidade tão ingrata, mas talvez porque eu entenda que não é povo culpado diretamente, porque entendo que ainda há uma causa, mas eu estou cansado e com saudades dos meus caquinhos de velhos.

Minha irmã é uma pessoa inteligente, é a mais nova de nós, tem suas artimanhas, sabe como me atrair, desde que ela tornou-se pensante vive batendo na minha cabeça, Rio Bonito não merece todo este amor, realmente neste exato momento nem sei responde-la, mas eu posso até tentar.

Sim minha amada irmã, você pode até ter suas razões em demonstrar tais conclusões, mas eu ainda tenho uma carta em minha manga, somos netos de uma cigana e estas cartas sempre aparecem em nossas mangas, não sinta vergonha e sei que não sente vergonha, de ser neta de uma cigana, pois até ex-presidente deste País era cigano e foi um visionário. Não digo que é a minha ultima carta, pois nas mangas de ciganos sempre sobram cartas, eu luto não pela minha família, eu amo esta cidade não porque nela reside a minha família, vou morrer eu sei, mas tornar mártires é o fim de qualquer cigano, é  a bandeira do povo cigano. Morro pelo meu povo, por minha gente e por meus amigos e amigas, pois eu quero o melhor para eles, não quero ver mais Alex(s), Giovana(s), terem que nascer em outras cidades, não quero ver mais Alex(s), Giovana(s) e Anderson(s) terem que sair desta cidade para estudar, para garantir o pão na mesa. Não quero ver mais Osmar(es) saírem da nossa cidade para ter qualidade na saúde.

Sou o que sou e sempre serei e Rio Bonito ainda é minha morada e sempre será, que seja eternamente, posso daqui sair, mas sempre irei retornar até o fim dos meus dias nesta vida e em outras aqui também estarei. 

Tudo que escrevi acima nasceu desses dizeres no Facebook: 

AGORA ESTOU SOZINHO EM RIO BONITO
Eu me sinto nu...


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)