sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Há um ditado que fala que não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. O problema, é que quando não se faz, as coisas vão se acumulando. Com o tempo, continua não se fazendo o que se tem para fazer, e as coisas só vão se amontoando. Até que chega o dia, em que já não tem importância fazer ou deixar de fazer. E o que sobra é desleixo, desânimo, fraqueza de vontade, confusão, desmérito, descrédito,.....
Isto é o que até agora tem ocorrido frequentemente no atual governo de nossa cidade. Chegou até a mim mais um exemplo disso, a respeito da LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014. Esta Lei trata de alterações de normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o § 8o do art. 144 da Constituição Federal.

Nesta lei, entre outras coisas, foi autorizado porte de arma (em Rio Bonito, não será aceito o uso de armas letais), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem de ceder uma linha telefônica de número 153 e faixa exclusiva de frequência de rádio aos Municípios que possuam Guarda Municipal, devendo então dotar a cada um aparelho de rádio compatível. Também prevê que para o exercício das atribuições dos cargos da guarda municipal é necessário uma capacitação específica, com matriz curricular compatível com suas atividades.

Outra coisa é que a guarda municipal é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários, conforme disposto em lei municipal. E também deve haver uma corregedoria específica para tratar de todos os trâmites relativos à Guarda Municipal.

Esta lei foi sancionada em 2014. Estamos em 2016 e nada foi adequado e relação à Guarda Municipal. Se houver uma investigação a respeito, a Prefeita poderá responder por processos referentes ao não cumprimento da Lei, e vai ser obrigada então a cumprir todos os procedimentos devidos, fazendo tardiamente o que já poderia ter feito se não tivesse esquecido de seguir o ditado do início de nosso texto.

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)